O Curso
Bacharelado
O curso de Ciências Sociais da UEM, na sua habilitação Bacharelado, tem por objetivo a formação de egressos aptos a atuarem como profissionais e pesquisadores na área acadêmica e, também, no campo não acadêmico, na realização, sobretudo nesse segundo caso, de planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, Organizações Não Governamentais, governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e atividades similares, conforme legislação em vigor.
A formação e as possibilidades de atuação dos cientistas sociais estão alicerçadas em bases técnicas e científicas, consonantes com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Ciências Sociais (Resolução CNE/CES nº 17, de 13 de março de 2002) e a regulamentação profissional desse ofício segundo a Lei nº 6888, de 10 de dezembro de 1980, que dispõe sobre o “Exercício do Sociólogo”, regido, esse, também, pelo Decreto nº 89.531, de 5 de abril de 1984.
A concepção de formação do bacharel em Ciências Sociais se baseia, ainda, na articulação entre teoria, pesquisa e prática social, característica fundamental da profissionalização do ofício sociológico, que contempla, assim, a própria indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito acadêmico.
Assim, são estabelecidos os seguintes objetivos específicos do curso de Ciências Sociais da UEM, na habilitação Bacharelado:
- a formação teórico-metodológica integrada das grandes áreas que compõem as Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), de forma a consolidar uma graduação que contemple o domínio dos conhecimentos clássicos e contemporâneos do campo como um todo;
- a articulação dos conteúdos específicos das áreas com uma formação metodológica adequada às práticas de pesquisa, a fim de tornar os egressos aptos a lidar, no exercício da profissão, teórica e empiricamente com as demandas particulares da sociedade brasileira;
- a organização de uma estrutura curricular que possibilite aos estudantes a autonomia e emancipação intelectual no exercício, com compromisso ético, de conexões entre teoria e prática;
- a oferta de conteúdos e práticas que valorizem a consciência acerca das desigualdades sociais e da diversidade cultural, com respeito às diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de sexo e gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, entre outras.
Licenciatura
A concepção de formação do licenciado em Ciências Sociais se baseia na articulação entre teoria, pesquisa e prática social, característica básica da profissionalização do ofício sociológico, que contempla a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. A formação desse profissional está alicerçada em bases científicas e técnicas, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (Resolução CNE/CP nº 02/2019), as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Ciências Sociais (Resolução CNE/CES 17, de 13 de março de 2002), a Política Institucional da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Para Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Resolução nº 001/2018-COU UEM) e na regulamentação profissional da Lei nº 6888, de 10 de dezembro de 1980, que dispõe sobre o exercício da profissão de Sociólogo.
Seguindo o disposto na Política Institucional da Universidade Estadual de Maringá Para Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica, a partir da Resolução nº 001/2018-COU UEM, artigo 7º, o(a) egresso(a) dessa formação – inicial e continuada – deve possuir um repertório de informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, previstos no Projeto Pedagógico e resultante do percurso formativo vivenciado, cuja consolidação deve vir do seu exercício profissional, fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética, de modo a lhe permitir:
- o conhecimento da instituição educativa como organização complexa na função de promover a educação para e na cidadania;
- a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional e específica;
- a atuação profissional no ensino, na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições de Educação Básica.
Considerando a orientação acima citada, o curso de Ciências Sociais da UEM, na sua habilitação em Licenciatura, tem por objetivo a formação intencional e metódica de profissionais aptos a atuarem em todas as etapas e modalidades da Educação Básica e habilitados na pesquisa acadêmica e escolar, conforme, portanto, a legislação em vigor.
Para tanto, são estabelecidos os seguintes objetivos específicos do curso de Ciências Sociais da UEM, na habilitação Licenciatura:
- a formação teórico-metodológica integrada das grandes áreas que compõem as Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia);
- a articulação dos conteúdos específicos dessas áreas com uma formação pedagógica adequada aos processos de ensino e aprendizagem nos níveis Fundamental e Médio e capaz de contemplar diferentes fases do desenvolvimento humano;
- a organização de uma estrutura curricular que possibilite aos estudantes a autonomia e emancipação intelectual, no exercício das conexões entre teoria e prática, e com compromisso ético;
- a oferta de conteúdos e práticas que valorizem a consciência da acerca da desigualdade social e da diversidade, bem como das diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras.