+

Cursos Anteriores

Curso de Extensão: A Questão Racial no Pensamento Social Brasileiro

A necessidade de debatermos as questões raciais no que diz respeito o Pensamento Social e Político Brasileiro emerge ao entrarmos em contato com o repertório teórico produzido sobre a situação da população negra no Brasil. O curso "A Questão Racial no Pensamento Social Brasileiro" surgiu como oportunidade de compreendermos as intersecções entre a teoria produzida sobre as noções de raça durante o século XIX e a atual posição do negro na sociedade brasileira. 

 

Curso de Formação Pré-Acadêmica (Pré-Pós)

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Maringá (NEIAB-UEM) ofereceu o Curso de Formação Pré-Acadêmica. O objetivo era possibilitar condições equânimes para interessadas e interessados em realizar um curso de pós-graduação stricto sensu, preparando candidatas e candidatos para participação em processos seletivos de programas diversos, em nível de mestrado e doutorado. O Curso de Formação Pré-Acadêmica foi um curso de extensão decorrente de uma ação do NEIAB-UEM em parceria com o NEAB – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR e era financiado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/SEPPIR. 

Público-alvo:

  • Mulheres negras;
  • Homens negros;
  • Quilombolas e povos do campo;
  • Egressa/o de programa de ação afirmativa no ensino superior, na modalidade de cotas, bônus ou Prouni.
 

Curso de Extensão: Religiões Afro-Brasileiras: desmistificando conceitos

O Curso de Extensão: Religiões Afro-Brasileiras: desmistificando conceitos teve como objetivo discutir e explanar temas inerentes às religiões de matriz-africanas, desde sua raiz no pensamento animista africano, até sua ressignificação no Brasil e os dias atuais. 

O curso fora ministrado pelo Prof. Dr. Silvinho Paradiso e ocorreu durante os dias 27 de fevereiro, 5, 12 e 19 de março de 2016. O conteúdo abrangeu temas como os tipos de religiões afro-brasileiras, conceitos, ritos, mitos, orixás e questões transversais discutidas nestas religiões, como gênero e sexualidade, política, racismo e preconceito e principalmente intolerância religiosa. Paradiso, além de pesquisador da área, tem experiência viva em comunidades-terreiros, sendo participante do Egbé Ifá Irosun Agba, também conhecido como Centro Cultural Oloroke. 

 

Curso de Extensão: História da África, Cultura Afro-Brasileira e Relações Étnico-Raciais na Escola

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (NEIAB-UEM) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) organizou o Curso de Extensão: História da África, Cultura Afro-Brasileira e Relações Étnico-Raciais na Escola durante o período de 20/04/2013 à 05/10/2013.. O curso teve como objetivo a contribuição para o conhecimento dos professores e profissionais da Educação para a implementação da Lei n. 10.639/03 e na formação de educadores e estudantes da licenciatura para que os mesmos obtenham efetivação na aplicação da lei em sala de aula.

Curso de Especialização: História da África e Cultura Afrobrasileira. Práticas Docentes, Relações Raciais e a Aplicação da Lei 10.639/03

Ministrado em 2016, o Curso de Especialização Práticas docentes, Relações Raciais, História da África, Cultura Afro-Brasileira e a Aplicação da Lei 10.639/03 teve como objetivo inserir na formação dos pós-graduandos questões sobre educação e racismo, a fim de fomentarmos discussões para a promoção de uma educação e docência antirracista.