+

Projeto para Formação de Professores/as

Educação para as Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Lei 10.639/03.

 

O livro “Educação para as relações étnico-raciais: estratégias para ensino de história e cultura afro-brasileira” tem como objetivos fornecer bases para os/as educadores/as, em especial da educação básica, na efetivação do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana como demanda a Lei 10.639/2003 em sala de aula  e com isso, contribuir para a construção de uma política educacional antirracista. O livro é fruto do projeto intitulado Ações de promoção à formação de professoras e professores para o ensino de história e cultura afro-brasileira na Educação Básica, resultado da parceria entre o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Maringá – Paraná (NEIAB/UEM) e Secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) por meio do seu Programa Universidade Sem Fronteiras.

O projeto, que tem como execução o período entre outubro de 2018 e setembro 2019, objetiva capacitar professores/as para trabalhar com o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica. Para atingir seu objetivo, o projeto executa as seguintes ações: Elaborar material didático, à exemplo do presente livro, sobre conteúdos e temas referentes à cultura afro-brasileira e africana, a fim de proporcionar o acesso e a aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 no processo de ensino-aprendizagem no currículo escolar. Outra ação do projeto é aproximar a Universidade e os alunos e alunas da graduação da realidade vivenciada pelas/os professoras e professoras na educação básica. Para maximizar essa interação e aprendizado, todos os módulos apresentados nesse material foram elaborados por graduandos/as ou recém graduandos/as da UEM, com a devida orientação dos professores/as vinculadas ao NEIAB/UEM.

É a partir deste material que estamos desenvolvendo ações didático-pedagógicas sobre a cultura afro-brasileira e africana com professores e professoras da educação básica, localizadas em algumas cidades do Paraná. Para isso, estabelecemos parcerias com Núcleos Regionais de Educação e Secretária Municipal de Educação que estão em regiões de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) e alta presença da população negra, considerando a realidade do estado. A elaboração do presente livro, bem como o desenvolvimento do projeto supracitado é mais um fruto das ações do NEIAB/ UEM, que em seus doze anos de existência vem desenvolvendo inúmeras estratégias para o fortalecimento de uma educação antirracista, seja na formação inicial, na formação continuada e/ou na elaboração de materiais didáticos científicos com temas relacionados ao povo negro no Brasil. 

O livro está disponível para os docentes participantes da formação em formato digital no site do NEIAB (https://www.uem.br/neiab/) e também pode ser acessado por todos/as aqueles/as que se interessam pela discussão das relações raciais e compreende a mesma como ponto fundamental para construção de um Brasil sem preconceito. O livro também será distribuído para as bibliotecas das escolas vinculadas às Secretarias Municipais e Núcleos de Educação parceiros.

Para ter acesso ao livro digital, clique aqui.