+

V Colóquio de Feminismo Negro

V Colóquio de Feminismo Negro - Diversas formas de genocídio da mulher negra - Homenagem à Marielle Franco

O V Colóquio de Feminismo Negro surge como denúncia das diversas formas de genocídio que assolam a vida das mulheres negras em solo brasileiro. Com uma taxa de mortalidade 54% superior à das mulheres brancas, as mulheres negras seguem ocupando os cargos mais baixos em nossa sociedade, sendo consideradas um dos grupos mais vulneráveis no que diz respeito à violência e desigualdades sociais.

Desta forma, o V Colóquio de Feminismo Negro tem como proposta a abordagem de temas cruciais para compreendermos não apenas as facetas assumidas pela desigualdade racial em nosso país, mas, também, as questões sobre gênero que perpassam a vida das mulheres negras. Neste ano, o evento homenageará a vereadora Marielle Franco, brutalmente executada no dia 12 de Abril de 2018, crime até então sem respostas e solução.

Pelo direito à vida das mulheres negras, o NEIAB (UEM) convida à todas e todos para participarem e prestigiarem o trabalho de mulheres negras engajadas na luta política.

Programação:

De 23 a 30/07
Exposição "As várias formas de genocídio da mulher negra - com homenagem a Marielle Franco"
Local: Biblioteca Central dos Estudantes - BCE/UEM

24/07
19h: Abertura com apresentação cultural do Baque Mulher de Maringá;
19h30: Mesa redonda com a antropóloga mestranda Isadora de Assis Bandeira (UFSC) e a transfeminista Nicole Machado (UNILA/Foz).

25/07
15h: Roda de conversa sobre "Lesbiandade" com a presença da antropóloga Isadora de Assis;
19h30: Palestra com a jornalista e Profa. Dra. Rosane Borges (USP).

26/07
15h: Exibição do filme Cara gente branca (Bloco H35)
19h30: Palestra com a cientista social e colunista do portal Justificando, Juliana Borges (FESPSP).