VIII Colóquio de Feminismo Negro
VIII Colóquio de Feminismo Negro - Mulheres em Rede: Mercado e Tecnologia
Homenageada nesta edição: Doutora Maria do Carmo Valério
Data: 22/07/21 e 23/07/21
O evento discutiu as possibilidades de atuação de mulheres negras no mercado de trabalho e a sua inserção no universo tecnológico, isto é, como as empreendedoras negras conseguem apresentar e vender seus produtos nas diferentes mídias sociais da internet.
PROGRAMAÇÃO:
22.07.2021
-19:00 Abertura - Palestra – A mulher negra como empreendedora
-19:30 Talita Peixoto doutoranda em Administração na Coppead UFRJ. Mestre em Administração de Empresas pela PUC-RJ, com pós-graduação em International Management pela Université Pierre-Mendès (Grenoble II France), pós-graduada em Marketing pela FGV e bacharel em Administração de Empresas pela UFRRJ. Possui experiência profissional nas áreas Comercial e de Marketing em empresas multinacionais nos segmentos Editorial e de Petróleo e Gás, além de Professora universitária, consultora, mentora de negócios e fundadora do Clubinho Preto
Mediadora: Profa. Dra Marivânia Conceição Araujo, Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Maringá, população negra, educação, cotas raciais e relações raciais. Leciona no Programa de Mestrado em Ciências Sociais-PGC/UEM e no Mestrado Profissional em Políticas Públicas-PPP/UEM, ambos na UEM. É coordenadora do NEIAB/UEM - Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiro, atua nas mídias sociais participando da luta antirracista e é associada à ABNP - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.
22.07.2021
-14:00 – Mini-curso – Empreendedorismo de propósito com Caroline Moreira, diretora e fundadora da Startup Negras Plurais, que trabalha aceleração de negócios entre mulheres negras e projetos de inclusão racial para área corporativa. Iniciou o projeto de Canal Preto do Ministério Público do Trabalho em parceria com ONU Mulheres e Organização Internacional do Trabalho, como vice diretora e estrategista e atualmente é assessora de comunicação do Canal Preto.
-19:30 – Palestra – O lugar da mulher negra na tecnologia com a profa.
Taís Oliveira, relações-públicas pela FAPCOM, Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, onde desenvolveu a pesquisa Redes Sociais na Internet e Economia Étnica: um estudo sobre o Afroempreendedorismo no Brasil. Trabalha como Analista de Métricas na Associação Cidade Escola Aprendiz, é professora universitária, pesquisadora membra do NEAB-UFABC (Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros) e do grupo de pesquisa Desigualdades Sociais no Brasil, também da UFABC. Além disso, é co-fundadora do blog Versátil RP e professora no curso Introdução a dados abertos e à Lei de Acesso à Informação no IBPAD.
Mediadora: Profa. Dra. Josiane Oliveira, doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS), com estágio doutoral realizado na Teluq da Université du Québec, Canadá. Possui mestrado e graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (PPA-UEM). Profa. Josiane tem se concentrado no campo dos Estudos Organizacionais, a partir de uma perspectiva antropológica, com ênfase nos debates sobre práticas organizativas, artes, cultura e direitos. Em termos metodológicos, o interesse de pesquisa está voltado para as discussões sobre Etnografia.