Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
O dia internacional contra a discriminação racial, feito pela ONU, foi motivado em memória do Massacre de Shaperville ocorrido no dia 21 de março de 1960.
Neste mesmo dia, aproximadamente 20 mil pessoas protestavam contra a lei de passe, fruto do apartheid que obrigava todos os negros em Joanesburgo, no Sul do continente africano a andarem com uma identificação, o que restringia o acesso à diversos locais. Houve um confronto e as tropas militares mataram cerca de 69 pessoas neste dia.
A escravidão no Brasil deixou marcas difíceis de serem apagadas. Várias décadas se passaram após a abolição, datada em 13 de maio de 1888 e, atualmente, os números de vítimas do racismo são alarmantes. O negro continua tendo as piores condições de trabalho, aliás a população negra é a maior vítima do desemprego no país.
Continua tendo o acesso à educação restringido, direitos básicos como, por exemplo, alimentação, saúde e moradia, negados. Em passos muito pequenos e vagarosos o Brasil caminha para um futuro menos desigual, as leis que punem toda e qualquer forma de discriminação racial e a lei de cotas raciais para determinados processos seletivos é um bom exemplo, entretanto é preciso fomentar a discussão étnico-racial, em todos os âmbitos, sejam eles midiáticos ou nas escolas, também com respaldo legal, tendo em visto que há leis que asseguram a obrigatoriedade do ensino de
história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, sejam elas públicas ou privadas, desde o ensino fundamental até o médio.
Garantir o acesso e, sobretudo a permanência das pessoas negras nos espaços
majoritariamente brancos, como a universidade, é uma responsabilidade do governo, que tem como compromisso promover a igualdade entre todos.
Lutar por uma sociedade menos racista, é um dever de todo cidadão que preza por um mundo melhor, somente não ser racista não basta, é preciso ser anti racista, é necessário que a luta por igualdade racial perpasse todas as camadas da sociedade.
Que a morte das milhares de pessoas que lutaram e lutam pela liberdade do povo preto seja eternizada como símbolo de resistência!!
Wellington Benevides