+

Programação VI Colóquio de Feminismo Negro: "Mulheres Negras: Política e Representatividade"

VI Colóquio de Feminismo Negro: “MULHERES NEGRAS: POLÍTICA E REPRESENTATIVIDADE”

O VI Colóquio de Feminismo Negro é um evento científico-acadêmico, realizado entre 23/07/2019 e 25/07/2019 no Bloco I12, localizado na Universidade Estadual de Maringá, considerado o maior evento de feminismo negro do sul do Brasil,  aberto ao público em geral e busca por contribuições de pesquisadores e profissionais de diferentes áreas dentro da temática deste evento.

PROGRAMAÇÃO:

23.07.2019

14h00 - Mini curso: "O que é feminismo Negro e Relações de Trabalho" com a Profª Dra. Josiane Oliveira.

19:30 – Mesa de Abertura do VI Colóquio.

20:00 – Apresentação Cultural: “Negras contam Dandara”

21:00 – Palestrante: Dra. Karen Louise Villanova, Juiza da 1ª Vara do Júri do Foro  Central de Porto Alegre (RS).

Mediadora: Dra Marivânia Conceição Araujo, professora do  Departamento de Ciência Sociais da UEM.

24.07.2019

14:00 – Exibição de filme e debate

19:30 – Exibição do vídeo “Nossos passos vem de longe”.

20:00 - Mesa redonda: “Mulheres negras na Política Paranaense”. Debatedoras: Profª Vilma Garcia da Silva: presidenta da APP Sindicato de Maringá; vereadora suplente pelo PT de Maringá.
Drª. Alaerte Leandro Martins: graduada em enfermagem e doutora em saúde pública; foi candidata a Deputada Estadual no Paraná pelo PT.

25.07.2019

14:00 – Roda de conversa “Mulheres negras nos espaços de poder” mediado por Eloá Lamin – mestranda em História Social - UEL, membra do NEIAB/UEM e Coletivo Yalodê-Badá; Paula Stephanie, graduanda em Ciencias Sociais - UEM.

19:30 – Mesa Redonda: “Politica, raça e gênero no cenário nacional”. Debatedoras: Maria Clara Araújo dos Passos, transativista e assessora parlamentar da deputada Erica Malunguinho pelo PSOL/SP, graduanda em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora em teoria curricular com ênfase em pedagogias antirracistas e decoloniais. Escreveu para as Blogueirasnegras.org, almapreta.com e site transfeminismo.com  e a   Profa. Ms Eliane Oliveira, pesquisadora do NEIAB/UEM, administradora do projeto Preta e Acadêmica e representante no PR da Rede Ciberativistas Negras.

Mediadora: Aline Amenencia, bióloga e mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde - PCS/UEM.