Nota de repúdio ao caso de racismo e transfobia

Nós, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (NEIAB), da Universidade Estadual de Maringá, nos solidarizamos à professora Dra Megg Rayara de Oliveira em razão de ataques sofridos pela página intitulada 'UFPR Conservadora'. Acreditamos que movimentos intitulados conservadores reerguem posicionamentos transfóbicos, racistas e de classe na tentativa de efetuar apagamentos de pessoas que forçam a ruptura dessa estrutura, como Megg e suas pesquisas. O escancaramento do racismo e transfobia numa página que leva, antes de tudo, o nome de uma instituição seria e reconhecida pelo valor de suas produções acadêmicas como a UFPR, nos causa indignação e repúdio. Pois sabemos que o pensamento conservador das pessoas que alimentam tal página não pode ser confundido com toda a dimensão de quem faz e fez a história da UFPR.

Nós, do NEIAB, fomentamos o pluralismo de idéias e de existências, sobretudo na Universidade. Acreditamos na criação de novas epistemes partindo de corpos ditos transgressores e não hegemônicos, a fim de suscitar um ambiente onde haja respeito à diversidade de todas as vozes. A Dra Megg Rayara ocupa um espaço de suma importância e serve de inspiração para todas as pessoas trans e negras na luta contra um sistema opressor. O Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros salienta o apoio à Megg Rayara e repudia imensamente o comportamento racista e transfóbico proferido contra a mesma esperando que os fatos sejam apurados e os responsáveis sejam punidos por esse ato cruel e criminoso.